Tendências de marketing para 2022

Marketing Negócio
Postado em 6 de janeiro de 2022

Ano novo, vida nova, mas tem hábitos que você não pode deixar de fora em 2022, como é o caso do planejamento estratégico. Se ele não fez parte da sua rotina no ano que passou, não perca tempo e venha acompanhar as principais tendências que vão impactar os negócios em 2022 e como elas podem ser efetivas, se planejadas e analisadas.

A gente vem falando sobre cultura digital (e não é de hoje) como uma necessidade para as marcas, já evoluímos da tendência. Com a pandemia, tudo está mais “on” do que nunca e o offline deve ser pensado como estratégia CONJUNTA. Não existe mais possibilidade de separar os universos digital e físico da empresa.

Então o que vem de NOVO por aí? A plataforma Hootsuite entrevistou 18 mil profissionais de marketing para traçar os principais pontos que DEVEM aparecer na caminhada da sua marca em 2022. A gente reuniu as principais delas para te contar aqui:

  • O TikTok veio (e vai ficar)
    No ano passado, a demanda de pesquisa por TikTok cresceu 173%. O Google Search Trends mostra que o TikTok dominou em 2021 completamente o conteúdo de vídeos em formatos curtos. A TikTok introduziu várias ferramentas úteis de negócios em 2020 e 2021, incluindo perfis de negócios, anúncios e um mercado de criadores.
  • Privacidade e controle dos usuários são prioridade
    O Google e a Apple já trabalham para minimizar qualquer estratégia que “importune” os usuários. Ainda em 2021 a Apple lançou a atualização do iOS 14, deixando que o usuário optasse pelo “rastreamento de anúncios”, bloqueando a entrega de muitos anúncios. Estar por dentro do que pode ser feito e do que seu público espera é um desejo dos usuários. A LGPD no Brasil também soma pontos neste quesito. Capacite sua equipe para isso.
  • O consumidor QUER seu produto, mas ele PRECISA estar on-line
    Antes da pandemia, “vender on-line” era uma oportunidade exclusiva de negócios inovadores, mas o aumento da busca por produtos e serviços sem sair de casa explodiu. 81% dos consumidores já usavam as mídias sociais para descobrir novas marcas e pesquisar produtos antes da pandemia. Não tem como planejar uma estratégia de venda sem pensar no on-line. Aposte em posts que divulguem e vendam seu produto no mesmo lugar (como as lojas do Instagram e Facebook). E aposte, muuuito, muito mesmo, em anúncios!
  • Esqueça o telefone fixo
    Em uma pesquisa encomendada pelo Facebook, 64% das pessoas disseram preferir enviar uma mensagem a ligar para uma empresa. Sobre o futuro, a previsão é de que até 2023, 60% de todas as solicitações de atendimento dos clientes aconteçam por canais digitais. Apesar da urgência, muitas empresas ainda não estão preparadas para receber, tratar e encaminhar os consumidores on-line. Conforme a Hootsuite, 71% das organizações ainda não começaram a investir em atendimento digital. Quando você qualificar seu time, você se tornará referência e os consumidores vão perceber logo de cara.
  • Você precisa conhecer os anúncios pagos
    Mesmo que não anuncie, entender até onde eles podem chegar deve fazer parte do seu plano. Para se ter uma ideia, o alcance ORGÂNICO médio (sem investimento) de uma postagem no Facebook é de 5,2%. O que significa que apenas 5% dos seus seguidores enxergam suas postagens. Continue usando conteúdo orgânico de mídia social para aumentar o conhecimento da marca, fornecer atendimento ao cliente e estimular o envolvimento do público, atraindo pessoas ao longo da jornada de compra. Mas considere sempre, a compra de mídia e anúncios pagos.

Quais dessas tendências já fazem parte do seu planejamento? Se precisar daquele empurrão em alguma delas, a gente te ajuda! Vem conversar com nossa equipe e avançar com marketing de ponta a ponta em 2022.