Blog

Cinco tendências do marketing pós-pandemia para você aplicar no negócio

Em

Chegou a vacina! É agora que a pandemia termina? Bom seria se resolvêssemos rapidamente os problemas de saúde pública, mas, enquanto isso não acontece, a gente tem uma grande missão: manter os negócios em dia. Com ou sem pandemia, o jeito de nos posicionarmos no mercado mudou e você pode colocar em prática hoje mesmo as cinco tendências do marketing para o pós-pandemia.

Esse é o tema do nosso décimo episódio do FLIPCAST que foi escolhido pelos nossos seguidores no Instagram. Nessa edição, trouxemos um panorama das principais tendências, comportamentos e ferramentas que você pode (e deve) considerar nas estratégias da sua empresa e da sua equipe.

Escute aqui agora mesmo no Spotify ou no Youtube.

Você sabia que…

De acordo com dados do movimento Compre&Confie, desde o início da pandemia, mais de 20 milhões de novos consumidores compraram on-line pela primeira vez no Brasil. Mais uma vez, o e-commerce está crescendo e se posicionando como um dos queridinhos do público.

Além disso, uma pesquisa realizada pela State of Commerce, da Salesforce, entrevistou 1,4 mil líderes de comércios de diferentes partes do mundo. De acordo com os dados, as compras on-line cresceram 200% entre março de 2019 e março de 2020.

A digitalização das companhias foi acelerada pela Covid-19. Até mesmo companhias que já adotavam ferramentas digitais antes da pandemia tem, e terão, seus processos acelerados pela demanda dos consumidores. Segundo o estudo, apesar da velocidade de transformação ser de certa forma positiva, ela poderá apresentar armadilhas para algumas empresas, pois nem todas conseguirão desenvolver as competências digitais necessárias para continuar com os negócios.

Então, como mudar essa realidade hoje mesmo? Você pode começar com as cinco tendências de marketing para o pós-pandemia:

1.Aumento do consumo on-line

A facilidade de adquirir produtos sem precisar sair de casa, na palma da mão e em questão de minutos, já atraía consumidores. Durante a pandemia, esse costume teve um aumento considerável. Assim, muitos empreendedores passaram a investir em plataformas para potencializar o seu número de vendas e garantir melhores resultados no negócio em um mercado concorrido.  Falamos muito mais sobre esse assunto no episódio 6 do FLIPCAST. Vai lá se aprofundar.

2. Desenvolvimento do atendimento on-line

Com o aumento do consumo on-line, as empresas passaram a investir em inteligência artificial para atendimento on-line. Exemplos: chatbots, URA bots e automação de processos robóticos (RPA). Inclusive falamos sobre isso no episódio 9 no FLIPCAST.

3.CS e UX no centro do mercado digital

Outros dois pontos importantes nesse processo são o Customer Success (Sucesso do Cliente) e User Experience (Experiência do Usuário). Você pode ouvir mais sobre o assunto no episódio 4 do FLIPCAST.

Sendo assim, a ferramenta que a sua empresa utilizará para interagir com os clientes deve estar preparada para oferecer a experiência mais agradável e satisfatória possível.

4.Marketing Digital

De acordo com informações de uma pesquisa realizada pela Kantar com mais de 25 mil pessoas entrevistadas, as redes sociais tiveram um aumento de 40% no uso desde o início da pandemia. Esse número, por si próprio, já mostra a importância do investimento no Marketing Digital de uma organização. E você quer mais? No episódio 8 do FLIPCAST falamos exatamente sobre isso.

5. Humanização e a cultura da empatia

A pandemia vem mostrando a importância da adaptabilidade, humildade e confiança para se manter firme no mercado digital. Em situações imprevisíveis, é necessário entender que, dependendo dos casos, é preciso mudar, desconstruir uma ideia e estar aberto a novas mudanças, tanto de processos quanto de equipe.

A empatia, humanização para questões como a diversidade, inclusão, entre outras, são primordiais e diferenciais no mercado. Isso porque é necessário construir a confiança dos clientes com uma marca e, para isso, as empresas devem expressar os seus propósitos da melhor maneira.

Essa cultura é uma tendência de marketing estratégico para uma empresa estar bem posicionada. E adivinha? Falamos sobre isso, no episódio 9.

Papel, caneta e planejamento na mão. Chegou a hora de transformar alguns setores da sua empresa. As tendências são um caminho norteador para o crescimento saudável e progressivo.

Compartilhe com seus líderes de equipe nosso FLIPCAST sobre as cinco tendências de marketing para o pós-pandemia e mão na massa. Todo movimento te levará adiante. Se ficar em dúvida ou receoso sobre as aplicações, chame a gente! Nossa equipe de especialistas está on-line para trocar ideias e encontrar caminhos.

Gostou? Compartilhe.

Todas as postagens

Flip. Estratégia é tudo.