O varejo tradicional vai morrer, mas você pode mudar isso
É isso mesmo. O varejo no seu formato tradicional está com os dias contados, aliás, já esteve. Desde que a pandemia do novo Coronavírus foi instaurada, todos os processos e formas de fazer negócio foram acelerados. O varejo como era, já não encontra mais espaço nas preferências dos seus consumidores. E agora?
É isso que a gente quer conversar com você no sexto episódio do FLIPCAST. O Brasil perdeu 75,2 mil lojas em 2020, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e para que você não se torne mais um número, elencamos cinco estratégias que podem (e devem) ser adotadas o quanto antes.
- O varejo está debilitado
A pandemia não é mais novidade, o número de estabelecimentos fechados obrigou empreendedores a repensarem seus formatos, sem perderem a essência dos negócios. Encarar a realidade é o primeiro passo. - Aposte no digital
O mercado de varejo é um dos maiores e mais poderosos do país. Em 2019 chegou a faturar R$ 75 bilhões. Já o e-commerce faturou R$ 41, 92 bilhões de janeiro a agosto de 2020. Os dados foram levantados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
A necessidade do varejo em utilizar o mercado digital é urgente. E aqui não falamos apenas em redes sociais, eim? A adaptabilidade é para ontem. Se você não sabe por onde começar, separamos um conteúdo especial, aqui. - Fidelização e recompensa
O consumidor procura por experiências. É ela que o fará retornar e fidelizar. Atender a necessidade da forma mais rápida e acessível é o desafio. É na internet que você constrói uma relação, conversa e convida o consumidor a fechar a experiência com chave de ouro, onde? Na sua loja física. Esse não é o fim das lojas físicas, apenas uma adaptação para expansão de serviços. - Tecnologia é mais do que redes sociais
Opa! Mais uma vez, essa frase chama atenção. A tecnologia pode e deve ser usada para apoiar todas as partes da sua empresa de forma integrada. Processos bem definidos que garantam um fluxo otimizado da venda até a entrega na casa do consumidor.
Quanto mais canais de venda, melhor. Desde 2018 o celular se tornou o principal meio de acesso à internet no Brasil. Vender no mobile é uma exigência de mercado para quem deseja se manter em constante crescimento. - Conecte marketing, venda e estoque
A sua comunicação deve ser aberta e todos os setores da empresa precisam conversar entre si. Não tem nada mais frustrante para o consumidor do que receber um anúncio de um produto e, ao contatar a empresa, descobrir que ele não está mais disponível.
Alinhe sempre demanda x estoque. Até mesmo o papel do seu funcionário deve acompanhar esse movimento. O atendimento nas redes sociais não pode perder o padrão da loja física e sempre deve ser um convite para expandir mercado, descobrir novos consumidores e manter o público engajado.
Quer saber mais e descobrir outras ferramentas capazes de transformar seu varejo? Dá o play agora em nosso episódio no Spotify ou no Youtube. Se curtiu, ficou em dúvida ou quer sugerir algo pra gente, só nos chamar por aqui ou enviar sua mensagem em nossas redes sociais.