Marketing de influência – o papel fundamental dos ‘influencers’ nas empresas

FLIPCAST
Postado em 25 de fevereiro de 2022

Quantas vezes você já foi influenciado por outra pessoa nas redes sociais? Ou ainda, quantas vezes alguém que você admira apareceu na televisão e você passou a considerar aquele produto? O marketing de influência é estratégia antiga, mas ganhou mais força e relevância no universo digital. De Whindersson Nunes até Kim Kardashian West, os influenciadores digitais criaram um universo de investimento para as marcas e desbravaram uma profissão que ainda luta com a falta de reconhecimento.

 

O marketing de influência é uma das tendências de negócio para 2022 e o FLIPCAST dedicou o 18º episódio só para falar sobre ele com uma especialista (e também estudiosa) da área: Ketherin Kaffka. O segmento é parte da estratégia das marcas e empresas de todos os tamanhos, envolvendo diretamente produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos e público de nicho.

 

O que muda com um influenciador?

O objetivo de trabalhar com esses produtores de conteúdo é criar uma ponte entre a marca e o público influenciado por eles a partir de um discurso mais natural e transparente.

Um mercado de milhões
Você sabia que no Brasil, 84% das pessoas afirmam tomar decisões com base nas opiniões de influenciadores? É o que mostra a pesquisa da YOUPIX. Segundo eles, em 2021, houve um aumento de 71% em gastos com marketing de influência e a tendência é que os esforços aumentem com a popularização de novas plataformas no mercado, como o TikTok. 

Pelo menos, 75% das marcas pretendiam dedicar um orçamento independente para marketing de influência em 2021. De US$ 1,7 bilhão em 2016, esse modelo cresceu, atingindo US$ 9,7 bilhões em 2020 e ultrapassando os US$ 13 bilhões em 2021.

A gaúcha do mundo

Ketherin Kaffka é natural de Santa Rosa – RS e acumula mais de 120 mil seguidores no Instagram. Formada em Design de Moda, Design Gráfico e Marketing Digital, ela trabalha como diretora de conteúdo e já fechou parceria com marcas como Banco Original, Pirelli, Jaguar, Brastemp, Avon e Red Bull.

“Quando eu comecei não existia essa profissão que ainda hoje enfrenta problemas com a informalidade. Muitos influenciadores como eu trabalhavam com o blog, só depois que a atuação nas redes sociais passou a ser percebida. São mais de 12 anos no mercado e a consistência de conteúdo ainda é prioridade”, comenta ela.

Durante o FLIPCAST, Keth pontuou elementos fundamentais para as marcas que procuram o trabalho de um influenciador:

  1. Entender a linguagem do influenciador e observar se casa com a marca
  2. Avaliar quais caminhos seriam importantes para passar a mensagem ao público por meio do influenciador
  3. Manter um canal de conversa aberto, avaliando feedback do público
  4. Entender que as plataformas são diversas e diferentes, é preciso ter estratégia para cada uma delas

Segundo a influenciadora, o Brasil é um país modelo na forma de criar e propagar conteúdo de influência. O futuro é promissor e avaliando as tendências internacionais, as marcas devem estar atentas aos seus parceiros de negócio.

Quer saber como? A gente te conta tudo no 18º episódio do FLIPCAST. Ouça na íntegra e compartilhe conosco o que achou sobre o assunto.