Escolher corte de carne on-line? Comprar flores digitalmente? Saiba o que é cultura digital e porque você precisa dela
Desde o dia 8 de março empresas gaúchas de todos os tamanhos e segmentos estão passando por um momento crítico. Isso porque, devido a propagação do novo Coronavírus, o governo do Estado suspendeu a venda presencial em estabelecimentos que não são considerados essenciais. Só há um caminho para encarar essa crise e ele é completamente digital. Vem entender.
Chegou a hora de abraçar a cultura digital
Você pode até não gostar de redes sociais e evitar ao máximo a exposição on-line, no entanto a cultura digital está inserida no seu dia a dia há anos, basta fazer as pazes com ela.
Toda mudança que ocorreu devido a tecnologia e foi impulsionada pela internet é cultura digital. A sua troca de e-mails, seu contato com pessoas do outro lado do mundo por meio de ligações on-line (sem tarifas) e pagamentos de qualquer valor realizado digitalmente por meio de aplicativos, são alguns exemplos.
A Tecnologia da Informação e Comunicação (tablets, computadores, e-commerce) transformou a educação e mudou a forma como vendemos e compramos. A famosa “procura no Google” só existe porque há uma cultura digital que abriu portas e facilitou nosso acesso à informação e conhecimento.
Para empreendedores:
“Mas como vender mais com comércio fechado?”
É aqui que está o que eles chamam de “xis da questão”. É possível continuar fazendo negócio e você não precisa de uma loja on-line, um site estruturado ou um investimento alto em ferramentas. Caso já trabalhe com tudo isso, perfeito! Basta fomentar as plataformas.
A cultura digital te aproxima da concretização de negócios usando plataformas que fazem parte do nosso cotidiano. Você tem um mini-mercado ou uma padaria? Dedique tempo para fotografar seus produtos, poste nas redes sociais e monte seu WhatsApp Bussiness, com ele é possível estruturar um catálogo. Aliás temos um conteúdo exclusivo sobre isso, bem aqui.
Depois é hora de se relacionar!
Contate um motoboy de confiança, não abra mão de medidas de prevenção. Higienize tudo e mostre para seu público como isso é feito. Lembre seus clientes que “o comércio tá on” e que mesmo em casa, é possível que seu cliente escolha aquele buquê de flores que adora, optar pelo corte de carne que você indicou e fotografou ou comprar aquela camisa jeans que está com cupom de desconto exclusivo para compras on-line.
Você conhece a necessidade dos seus clientes! Se faça presente.
Quando sua empresa está disponível, fomentando a cultura digital, fica mais fácil minimizar os impactos da crise e a roda do seu negócio segue girando. Um pouco de adaptação de formatos já existentes e utilizados, podem ser seus aliados para ascensão.
Para você cliente:
“Uma pitada de paciência e duas medidas de apoio”
Apoie as empresas locais! A cultura digital já é uma realidade na sua vida, utilize-a para fomentar os negócios. Evite sair de casa, use seu tempo para conferir o catálogo de produtos da loja, envie uma mensagem para a padaria que você costumava comprar diariamente. Solicite a entrega ou busque naqueles locais que permitem “pague leve”.
Quando há demanda, a oferta fica diferente. A cultura digital nos mostrou que pequenas empresas ou grandes marcas podem disputar o mesmo espaço. Como consumidor, em um momento de crise, apoie aqueles que fazem parte da sua comunidade, tenha paciência para as adaptações.
Com um pouco de dedicação e uma pitada de interesse vamos ver essa fase difícil passar mais rápido e ainda sairemos ainda melhores, pelo menos, digitalmente melhores.