Venda sem sair de casa: como criar catálogo de produtos no WhatsApp

Negócio
Postado em 6 de agosto de 2020

Criatividade! Esta característica virou elemento fundamental na gestão das empresas durante o período de pandemia. Trabalhar de casa, acomodar funcionários e ofertar produtos a partir de ferramentas digitais. Como se adaptar a esta realidade rapidamente e sem perder parte dos seus lucros? 

Uma plataforma que sempre foi sucesso desde seu lançamento e que tem funcionado como um facilitador de negócios é o WhatsApp. Além de atingir diferentes públicos e idades por ser um facilitador na troca de mensagens e informações, ele oferece possibilidades aos empreendedores. Hoje, queremos apresentar e aprofundar uma destas funcionalidades: a criação do catálogo de produtos.

Com ele é possível enviar informações sobre um produto ou serviço a qualquer contato dentro do aplicativo. Além da foto, você poderá inserir o preço e detalhes fundamentais como a descrição do produto, valor, link para site e um código. Os itens seguem a mesma política de vendas dos aplicativos como Facebook e Instagram. Ou seja, o empreendedor poderá fazer uma lista de quantos itens desejar.

IMPORTANTE: Faça um back-up das para não perder as conversas antes de atualizar o seu WhatsApp. Acesse https://faq.whatsapp.com/744445782709185 para fazer o back-up.

Primeiro você deve garantir que seu WhatssApp seja Business. Como se certificar?

  1. Baixe o aplicativo WhatsApp Business e abra-o;
  2. Toque em “Concordar e Continuar”;
  3. Permita que o aplicativo acesse seus contatos, fotos e arquivos;
  4. Insira e verifique seu número de telefone comercial. Se você estiver utilizando seu número de WhatsApp pessoal, ele será convertido para Business. Você deve aceitar e clicar em “continuar”; 

Com os recursos instalados, vamos lá para criação do seu Catálogo:

Passo 1: abra o WhatsApp Business e toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela. Depois, acesse as configurações;

Passo 2: em “configurações da empresa”, toque na opção “catálogo”;

Passo 3: toque em “adicionar produto ou serviço” para continuar;

Passo 4: adicione uma foto já estruturada para que seu produto fique ainda mais valorizado. Para inserir o nome, preço, uma descrição, link para compra e código do produto clique em “mais campos”. Ao finalizar, clique em “Salvar”;

Passo 5: a partir de agora, se você queira compartilhar um produto que já está em seu catálogo com seus contatos do Whats Business, é só tocar no ícone de anexo (o clip) e selecionar “Catálogo”. Depois, basta escolher o produto e enviar normalmente!

Pronto! É só colocar a mão na massa e iniciar suas vendas ainda hoje. Acrescente as características dos seus produtos e explore a ferramenta para criar relacionamento com leads qualificados. Mais um canal de informação que te aproxima do público-alvo, sem sair de casa.