Como digitalizar o varejo e manter seu negócio em alta

Negócio
Postado em 13 de agosto de 2020

Um dos setores (inevitavelmente) impactado com o isolamento social durante a pandemia do novo Coronavírus foi o varejo. A troca de informações e novidades que antes costumava ser rotina primordial entre os lojistas precisou se adaptar e encontrar novos caminhos de mercado em 2020.

Como todo bom brasileiro, a criatividade ganhou a cena na hora de planejar a estratégia e, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de junho, as vendas do varejo on-line avançaram em 8% em relação ao mês anterior e aumentaram em 0,5% sobre o ano anterior.

O varejo responde a praticamente 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e promete seguir crescendo, mas, quais serão as adaptações necessárias para o futuro? Com isolamento social e portas fechadas, a Covid-19 praticamente empurrou os empreendedores para o mercado digital. Mas e agora, como desbravá-lo?

Assim como a adaptação é necessária do lado de cá, do lado de lá (o consumidor) encontrou um mercado repleto de variedades, condições e funcionalidades, bem na ponta do dedo, prestes a efetivar negócios com um clique.

 

Iniciamos pelas Redes Sociais.

Proximidade, visibilidade e atendimento são ferramentas gratuitas que podem ser exploradas em diferentes redes com diversos consumidores. Explore seus produtos, fotografe, comente, responda. Quanto mais envolvimento, mais prospecção de mercado digital. Mas lembre-se, o mundo, embora digital, ainda preza pelas relações reais. Não deixe seu consumidor sem respostas.

 

E-commerce
Se você ainda não tem um mostruário de vendas, este é o melhor momento. O Brasil registrou um aumento médio de 400% no número de lojas que abriram comércio eletrônico durante a pandemia. O levantamento é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abecomm). 

Bom, você pode até questionar o orçamento para elaboração de um site de vendas, mas não se limite a isso. Facebook, WhatsApp e Instagram são algumas das plataformas que possibilitam a venda on-line. Inclusive, dedicamos um material exclusivo sobre o assunto aqui.

 

Marketplace
Ainda desanimado com o orçamento? Muitas empresas têm investido tempo e recursos em grandes canais de venda que concentram numerosas visitas diárias. No Brasil os líderes do segmento são: Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e Netshoes.

Claro que com estas plataformas, sua empresa disputará espaço e oferta com outros vendedores. Uma boa dica é apostar nestes canais como um recurso paralelo, mantendo seu produto em diferentes mercados.

 

Hora da entrega

Este é um ponto CRUCIAL para fidelização e relacionamento com o cliente. A entrega deve manter a qualidade do atendimento e comprovar que o produto vale a pena. Então avalie suas opções. Correios, motoboy, transportadora ou compre e retire na loja são algumas alternativas. É importante deixar claro seus critérios de entrega e os prazos estabelecidos, cada etapa constrói e fortalece a sua marca, não deixe nenhuma delas de fora.

 

Gostou das dicas? Aqui na Flip nosso foco é gerar negócios a partir das plataformas digitais. Pequenos empreendedores, médios negócios ou grandes estabelecimentos são super bem-vindos e, embora a xícara de café seja on-line, nosso encontro certamente vai expandir seu olhar para o mercado.