Evento da Flip aborda cenário econômico e expectativas de mercado para clientes e parceiros
Na última segunda-feira (27) foi realizada a terceira edição do Mercado em Pauta, evento da Flip Estratégia, exclusivo para clientes e parceiros. Alusivo aos sete anos da agência, o encontro trouxe dois nomes significativos no Vale do Taquari: os economistas Cintia Agostini e Rafael Spengler, para abordar sobre o cenário econômico e as expectativas de mercado em 2023.
Cerca de 40 pessoas estiveram presentes nesta edição, que ocorreu no Clube Tiro e Caça, em Lajeado. Os sócios da Flip Estratégia, Felipe Lenhard, Tonho Soares e Bárbara Corrêa, destacaram que uma das prioridades da Flip é promover ecossistemas de troca, analisando de forma conjunta os desafios de mercado e as possibilidades de negócio.
Pense global, atue local
Para a doutora em economia e professora da Univates, Cíntia Agostini, entender o cenário mundial e nacional é chave para adotar estratégias de negócio local. Segundo ela, não há como lutar contra as mudanças tecnológicas e o quanto impactam de maneiras distintas as diferentes gerações que temos.
“Estamos falando de consumidores. Precisamos negociar, vender e fidelizar diferentes pessoas, independente do ano em que nasceram ou da cultura que adotaram. Não há como ignorar o movimento do mercado, é preciso adotar ferramentas tecnológicas de forma inteligente, aliando novos recursos com a expertise profissional humana”, diz ela.
Outro ponto relevante exposto pelo também doutor em economia e secretário da Fazenda de Lajeado, Rafael Spengler, são as taxas de juros, desemprego e conflitos globais. O percentual de pessoas que procuram por postos de trabalho caiu de 14,9, em março de 2021, para 7,9, em dezembro de 2022.
“Esses números revelam o quanto a taxa de informalidade é crescente. Ao mesmo tempo que as empresas buscam incansavelmente por novos trabalhadores, há ausência de mão de obra no mercado, aumento do desemprego e forte impacto sobre atividades informais de renda. Precisamos observar o movimento e criar mecanismos que retenha talentos”, destaca.
Para focar em 2023
Os economistas foram desafiados pela equipe da Flip a elencar pontos importantes que devem ditar as mudanças de mercado em 2023 e, os quais devem ser monitorados significativamente pelos gestores.
Elencamos aqui os pontos que você não pode deixar de lado ao avaliar as mudanças no cenário econômico:
- Conflitos globais e os impactos na importação e exportação;
- PIB, Inflação e Juros;
- Ajuste fiscal no Brasil;
- Reforma tributária;
- Questões ambientais (ESG, ODSs);
- Tecnologia, inovação e P&D.
Quer ficar por dentro das novidades de mercado e participar de trocas valiosas entre gestores? Junte-se ao time de clientes da Flip Estratégia.
O Mercado em Pauta é uma iniciativa da Flip para aproximar clientes e promover networking entre os segmentos atendidos. A Flip assessora apenas uma empresa por setor, o que contribui para uma troca saudável e efetiva.