Tendências do Marketing Digital para 2020: conheça os recursos que vão sacudir o mercado.

Negócio
Postado em 14 de novembro de 2019

O cenário do Marketing Digital para 2020 é bastante interessante: as principais tendências misturam ferramentas bem conhecidas, porém reinventadas, com tópicos que soam futuristas, mas que já são realidade. Listamos alguns deles que estão sendo amplamente discutidos como as principais estratégias para o ano que vem pelos principais players do segmento, como a Rock Content e a Resultados Digitais. Confira abaixo.

 

E-mail Marketing Personalizado

Está muito enganado quem pensa que E-mail Marketing (https://rockcontent.com/blog/tudo-sobre-email-marketing/) é ineficaz e antiquado. Pelo contrário, quando bem executada, a ferramenta oferece altas taxas de conversão e ainda é muito utilizada pelos melhores estrategistas da área do Marketing Digital. O segredo é utilizá-la junto a uma estratégia de remarketing bem pensada e da forma mais segmentada possível, conhecendo o lead a partir de informações previamente coletadas e oferecendo conteúdos e produtos de nicho.

 

LinkedIn

A rede social do networking profissional é uma grande aposta para os estrategistas do Marketing digital, principalmente para marcas e empresas com foco no B2B. Apesar do público reduzido, o LinkedIn tem um público extremamente qualificado e com interesse em consumir conteúdos ricos das áreas nas quais atuam. A rede social é uma ótima oportunidade para dialogar de perto com leads de alta taxa de conversão.

 

Podcasts

Com a popularização dos softwares de streaming de áudio, principalmente o Spotify, eles voltaram para ficar. Ainda pouco explorado pelas marcas, os podcasts são uma alternativa interessante para oferecer conteúdos aprofundados que podem ser consumidos pelas pessoas com facilidade, enquanto desempenham outras atividades, por exemplo.

 

Propósito, ética e transparência

Essa tendência não é de agora, mas está cada vez mais forte. Anúncios publicitários e as grandes companhias não têm mais a credibilidade que costumavam ter. Isso se dá porque, hoje, quem sai na frente são as marcas humanizadas, que transparecem existir por alguma razão que vai além lucro e procuram contribuir para o desenvolvimento do local onde atuam.

Consumidores estão em um processo de conscientização sobre aquilo que consomem e, cada vez mais, estão levando em conta a cadeia de produção dos produtos na hora da tomada de decisão. De onde vem a matéria-prima? Como se dá esse processo? Quais são seus impactos no meio ambiente? Quem são os trabalhadores envolvidos? Neste contexto, essas são algumas questões que podem gerar conteúdos extremamente relevantes para qualquer marca.

 

Inteligência artificial

As ferramentas de inteligência artificial estão se desenvolvendo rapidamente e abrindo novas possibilidades de oferta de conteúdo interativo e serviços automáticos de atendimento ao consumidor. Um exemplo acessível é o chatbot do Messenger, que oferece uma ferramenta completa para configurar respostas automáticas com diversos recursos. Com um planejamento minucioso, é possível oferecer uma boa experiência de comunicação com inteligência artificial através da plataforma.

 

Micro-influenciadores

O mercado dos influenciadores está mais forte do que nunca, mas a dinâmica vem mudando e o cenário dos produtores de conteúdo tem se voltado mais para a “vida real” e se distanciado do consumo desenfreado acessível para poucos. Nesse contexto, as marcas podem se beneficiar mais com parcerias com influenciadores locais ou de nicho, os chamados micro-influenciadores. Esse tipo de profissional tende a ter um contato mais próximo com seus seguidores, além de demonstrar mais verdade através do que fala, o que está muito mais alinhado ao novo paradigma de transparência do marketing e da comunicação.

 

Vídeos

O formato de conteúdo permanece sendo o mais relevante entre todos os públicos nas mídias digitais. Apesar de demandarem mais investimentos em produção, vídeos engajam mais e comunicam melhor. Além do consagrado YouTube, outras plataformas de vídeo vêm crescendo e se tornando extremamente relevante para as marcas, como o IGTV e o TikTok.

 

Stories (realidade virtual, stickers, spotify)

A plataforma mais querida do mundo no momento precisa ser levada em consideração nos planejamentos de marketing digital da maioria das marcas. Os Stories oferecem diversos recursos que permitem aos anunciantes deixar a criatividade fluir e oferecer experiências únicas para seus consumidores. A ferramenta permite que perfis comerciais desenvolvam filtros de realidade aumentada, stickers com geolocalização, enquetes, entre outros recursos interativos que promovem um contato mais próximo, divertido e “despretensioso” da marca com seus seguidores.

 

E você, o que prevê que esteja em alta na área do Marketing Digital para 2020? Conta pra gente e acompanhe nossos canais para seguir recebendo nossos conteúdos sobre marketing e comunicação!