Sucessão familiar: como se preparar dentro da sua empresa

FLIPCAST
Postado em 12 de novembro de 2021

O Brasil é um país cheio de empreendedores. Não é à toa que batemos o recorde com o surgimento de novas empresas durante a pandemia. Em 2020, foram 1,15 milhão de novas formalizações, segundo dados do Portal do Empreendedor, do Governo Federal. 

Muitos desses negócios surgem de “berço”, a partir do trabalho da família ou de uma empresa que passa de geração em geração. Mas como se preparar para deixar esse legado e essa responsabilidade para os que virão depois? A sucessão é um assunto importante e que, por vezes, não é uma pauta prioritária nos almoços de família. Por isso, esse é o tema do 15º episódio do FLIPCAST.

Tire todas as suas dúvidas, ouça nosso debate e venha ouvir quem é especialista no assunto, nossa convidada especial: Roberta Salvini. Ela é sócia da Salvini Contabilidade, juntamente com o pai, Leonildo Salvini. Roberta tem formação em direito, contabilidade e administração. Um prato cheio para quem está precisando debater sobre a sucessão da empresa.

Empresas familiares no Brasil

Cerca de 90% das empresas no Brasil nasceram de vínculos familiares, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números apontam ainda que essas empresas familiares são responsáveis por 65% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) e 75% dos empregos gerados.

Embora falamos de empresas estruturadas por famílias, a sucessão nem sempre precisa ser familiar. Por vezes, ela deve ser apenas profissional e é preciso pensar, analisar e conversar sobre isso.

“Suceder significa vir depois de alguém. Laços de família não se rompem, mas os laços empresariais, por vezes, podem se romper. E é por isso que precisamos planejar a longo prazo, isso impactará a saúde da empresa e a sua longevidade”, destaca Roberta.

Fórmula para o sucesso

Está procurando a fórmula secreta para falar de sucessão por aí? Pois então, no nosso Flipcast a gente mostra que…ela não existe, mas existem processos, possibilidades e caminhos que vão te auxiliar a longo prazo e manter o negócio saudável para todas as gerações.

Quer conhecer quais são eles e por onde começar? Dá um play no nosso 15º episódio do FLIPCAST, no Spotify ou no Youtube, e tire suas dúvidas. Depois, a gente te espera por aqui ou em nossas redes sociais para aprofundar cada ponto. Vamos juntos?