Quem não mede não gerencia: como definir os indicadores certos para seu negócio
Se você é daquelas pessoas que não diferencia marketing de marketing digital, esse texto é para você. As estratégias que seu negócio deve adotar para chegar ao consumidor certo envolve todos os setores da empresa e o marketing precisa ser pensado como um todo. Para isso apresentamos os INDICADORES de performance – tema do 8º episódio do FLIPCAST.
Quem não mede não gerencia! Essa é a maior verdade do marketing e, provavelmente, seja um dos desafios no seu dia a dia de trabalho. Na sua empresa, você define quais indicadores devem ser analisados para tomar uma decisão assertiva? Ou quais são os KPI’s adequados?
Indicadores de desempenho ou KPI (sigla em inglês para Key Performance Indicator) indicam os valores quantitativos fundamentais nos processos internos da empresa. Com eles, é possível alinhar suas metas entre todos os setores e ter resultados mensuráveis, melhorando o desempenho individual e coletivo do seu time.
Mas se você ainda não sabe qual é a diferença entre os indicadores e como mensurá-los, não perca mais tempo e acesse agora mesmo nosso FLIPCAST.
Nesta edição, separamos os indicadores em quatro categorias para que você tenha mais clareza na hora de colocar em prática, eles são:
- Indicadores de produtividade
São ferramentas aplicadas de maneira contínua na gestão de negócios com o objetivo de avaliar o rendimento e a eficiência dos processos nas empresas. Mensuram a quantidade de recursos que uma empresa utiliza para gerar um determinado produto e/ou serviço.
- Indicadores de qualidade
Seguem junto aos indicadores de produtividade, uma vez que auxiliam na análise de qualquer imprevisto ou erro ocorrido ao longo de um processo produtivo.
- Indicadores de capacidade
Analisam a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo. Esses indicadores devem estar aliados aos de produtividade e qualidade e demonstram quão competitiva a empresa é.
- Indicadores estratégicos
Os KPIs estratégicos fornecem informações sobre como o empreendimento se encontra em relação às metas definidas anteriormente. Fornecem um comparativo entre o cenário atual da empresa e aquilo que se espera do futuro.
Ou seja, os indicadores 1, 2 e 3 medem a realidade da empresa naquele exato momento, naquela situação, já os indicadores estratégicos, número 4, mostram como a empresa se posiciona em relação ao seu futuro.
Tem mais curiosidades e pontos fundamentais para você colocar em prática na empresa agora mesmo. Não perca o FLIPCAST no Spotify ou no Youtube, acesse e venha contar pra gente como está a realidade no seu negócio.