Quem investe em Marketing fatura mais: conheça os 3 motivos fundamentais

Marketing
Postado em 16 de junho de 2020

Fazer Marketing é atuar de forma estratégica. Sem estratégia, poucos negócios crescem e se mantém no mercado. Da escolha do nome da marca até a festa de fim de ano da empresa, se essas escolhas forem realizadas de forma estratégica, com as ferramentas que o Marketing oferece, todas ações de uma companhia atuarão paralela e sistematicamente em prol do crescimento da mesma. Cada negócio tem suas características, necessidades e objetivos próprios e nenhuma marca deve se comunicar da mesma forma, mas toda e qualquer empresa colherá benefícios se investir adequadamente em Marketing. 

Mesmo no caso do mercadinho de bairro, algumas ações como iluminação adequada, organização de gôndolas e simples anúncios impressos podem contribuir para um aumento de vendas. Isso já é Marketing. No caso da maioria dos negócios que não são mercadinhos de bairro, no entanto, a era da informação demanda um pouquinho mais de esforço. 

Hoje, não são somente os millennials que acreditam que “o que não está no Google não existe”.  Além disso, as pessoas estão mais exigentes e conscientes em relação ao que consomem. Em muitos segmentos, hoje, a identificação com os valores da marca é mais relevante do que os benefícios do produto para a tomada de decisão. É o caso de diversas empresas de produtos veganos, artesanais e naturais, por exemplo.

Reunimos os 3 motivos fundamentais pelos quais quem investe em Marketing fatura mais. Confira a seguir:

 

Identidade

Marca é a alma do negócio. Ela conta o que ele é e a que veio ao mundo. Bem identificada e definida, ela explora valores que conectam com as pessoas no nível da emoção e conquistam consumidores fiéis. Ela surge do propósito mais profundo dos fundadores e permeia todas as ações da empresa. 

Em tempos de transformações sócio-culturais e de democratização da informação, marcas nunca valeram tanto. Em estudo realizado pela Ana Couto Branding, 67% dos entrevistados afirmam que estão dispostos a pagar mais por um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de valores comuns. No entanto, é preciso deixar claro: esses valores devem ser bem comunicados.

 

Visibilidade

Quem não é visto, não é lembrado. E nem conhecido. Feliz ou infelizmente, a concorrência tende a crescer e a especializar-se de forma constante. Para não que o negócio não passe despercebido entre outros do mesmo nicho ou segmento, é preciso investir em Marketing e, nesse contexto, em comunicação. Seja em meios tradicionais, como jornais e rádios, ou em meios mais modernos, como blogs e mídias sociais, empresas precisam ampliar suas vitrines para além dos seus limites físicos.

O Marketing Digital, hoje, oferece diversas possibilidades de canais e ferramentas de comunicação acessíveis para pequenos negócios. Com pouca verba, é possível impactar um número considerável de pessoas através de anúncios no Instagram ou no Facebook. Com ferramentas de e-commerce cada vez mais acessíveis para o usuário, empresas locais podem vender para outros estados. 

Um estudo chamado Estratégias de Marketing Digital 2018, realizado pela Web Estratégica, entrevistou 1024 empresas que fazem uso de algum tipo de estratégia dessa área. Segundo os resultados da pesquisa, 58% do público constatou que esses esforços resultaram em um aumento de 10% a 20% nas vendas; 12% das empresas relataram um aumento de cerca de 30% no faturamento mensal; e para uma fatia de 18% da amostra, as vendas chegaram a aumentar em 50%. Outro levantamento realizado pela Ramper junto a 200 companhias nacionais de diferentes segmentos demonstra que um montante de 75% delas registrou crescimento de vendas ao fazer uso de ferramentas do Marketing Digital.

 

Relacionamento

Não é mais novidade para ninguém que, hoje, o relacionamento entre marcas e consumidores se dá além da dinâmica de compra e consumo. Ou pelo menos é o que deveria acontecer no caso de empresas competitivas. 

Uma ferramenta contemporânea e eficaz nesse sentido é o Marketing de Conteúdo, que consiste em oferta de material editorial através de e-mail, sites, blogs e mídias sociais para geração de leads. O objetivo central dessa estratégia é oferecer informação útil para a vida das pessoas em troca de um lugar especial em seus imaginários imediatos. Isto é, promove-se relacionamento para que, no momento da tomada de decisão, a primeira opção a ser lembrada e considerada pelo consumidor seja a marca que esteve constantemente lembrando que estava à sua disposição. Além disso, o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta essencial para um bom desempenho na principal vitrine do mundo, o Google.

De acordo com números levantados pela Rock Content, empresas com uma oferta de conteúdo consistente recebem até 4,2x mais visitas em seus canais digitais. Em estudo realizado pela HubSpot, metade dos entrevistados declarou interesse em novos conteúdos produzidos por negócios que valorizam. A mesma pesquisa aponta que 90%  dos usuários utiliza a internet para investigar e comparar produtos e serviços. Ou seja, investir em relacionamento é uma estratégia que se traduz, tanto em números de tráfico, seguidores, curtidas e engajamento, quanto, claro, em números de vendas.

Os benefícios oferecidos pelo uso adequado do Marketing não cabem em uma publicação e muitos deles não são quantificáveis, mas basta citar esses três aspectos fundamentais promovidos por ele para que sua importância para qualquer tipo de empresa fique nítida. Agora, responde para a gente, você acredita que aproveita todas as possibilidades do marketing digital para sua empresa faturar mais?