Presença digital como ferramenta de vendas.

Negócio
Postado em 14 de novembro de 2019

Caso você tenha vivido em outro planeta durante as duas últimas décadas, temos uma novidade: a internet se tornou, se não o principal, um dos principais meios de comunicação, o que revolucionou completamente os ramos do marketing e da publicidade. A ascensão e popularização dos meios digitais oferece, hoje, infinitas possibilidades de ações de comunicação para os anunciantes. Caso você ainda não tenha se convencido de que a presença digital é importante para o seu negócio, elencamos 6 motivos para você repensar suas estratégias.

 

1 – Todo mundo está conectado.

Bem, quase todo mundo. Em 2019, o número de brasileiros que fazem uso da internet chegou a 126,9 milhões de pessoas, o que equivale a 70% da população do país. Ao contrário do que muitos podem pensar, a zona rural e as classes sociais mais baixas também estão conectadas. Entre esses públicos, metade das pessoas tem acesso à internet. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios.

 

2 – Segmentação precisa.

As mídias sociais e outras ferramentas do marketing digital oferecem possibilidades de segmentação de público para oferta de conteúdo e outras ações de comunicação que nenhum outro meio oferece. As plataformas digitais permitem ao anunciante definir seus públicos a partir de localidade, gênero, idade, interesses, comportamento, entre outras variáveis. Além de tornar campanhas mais assertivas, segmentações bem definidas otimizam investimentos em comunicação.

 

3 – Investimentos mais acessíveis.

Principalmente no caso de pequenas e médias empresas, anunciar no digital é mais acessível do que na maioria dos meios tradicionais. Com investimentos que não passam dos três dígitos, já é possível impactar consumidores locais e expandir a visibilidade de marca do anunciante.

 

4 – Infinitas possibilidades estratégicas e criativas.

Existe uma enorme diversidade de plataformas, cada uma com suas especificidades e linguagens específicas, disponível na internet. Nesse meio, o anunciante tem ao seu alcance uma ampla variedade de canais e formatos que pode escolher segundo as características do seu negócio, seu público e sua estratégia. Site, blog, mídias sociais, e-mail marketing, plataformas de streaming, texto, fotos, vídeos, GIFs, enfim. São diversas possibilidades que se complementam e constroem ações de comunicação complexas e eficazes.

 

5 – Vendas online.

Não existem mais fronteiras para compra e venda de produtos e os brasileiros compram cada vez mais online. Segundo dados do Ebit Nielsen, mais de 123 milhões de pedidos foram realizados através de comércio eletrônico ao longo do ano passado. Outra análise da mesma instituição aponta que, só no primeiro trimestre de 2019, 29,7 milhões de brasileiros realizaram alguma compra online. E esse número só tende a crescer, pois o volume de vendas online tende a dobrar nos próximos 5 anos. Ou seja, não existe mais aquela desconfiança em relação ao e-commerce. Isso quer dizer que mesmo negócios pequenos podem, com facilidade, montar lojas digitais e expandirem seus mercados a nível nacional.

 

6 – Contato direto com clientes.

Marcas e consumidores nunca estiveram tão próximos. Os canais digitais possibilitam que empresas se comuniquem com seus clientes em tempo real, o que facilita e agiliza troca de informações e resolução de problemas. Além disso, um SAC bem feito gera credibilidade para a marca, contribui com estratégias de branding e fideliza consumidores.

 

Seja qual for o uso da internet em ações de vendas e comunicação, o meio certamente será útil e benéfico para o negócio do anunciante em algum ponto. No entanto, cabe ao profissional de marketing e comunicação definir com discernimento quais canais e formatos adotará à sua estratégia para que esforços não sejam despendidos em vão. Interessado em saber mais, planejar e executar a atuação digital do seu negócio? Vem conversar com a gente!