Não basta ser equipe, é preciso falar a mesma língua
A gente já conversou em outra postagem sobre a diferença e os impactos que a comunicação (de dentro para fora) pode trazer para sua empresa. Perdeu? Então clique aqui, confira e vem seguir a discussão com a gente.
A comunicação interna não é tarefa fácil, seja em uma empresa com alguns funcionários ou aquela com milhares. O processo inicial sempre requer uma caminhada longa e profunda, mas os resultado a curto e longo prazo são infalíveis e recompensadores. Quando aprendemos a nos comunicar de dentro para fora, quem sai ganhando é a sua marca que soma pontos em credibilidade e confiança em uma linguagem corporativa reconhecida de longe.
Então, sem mais mimimi, você pode estar se perguntando: e aí? Como começar a estruturar a rotina e integrar seus funcionários para que todos falem uma mesma linguagem institucional?
A primeira dica que deixamos aqui é traçar seu planejamento. Quais ações podem ser efetivadas durante um determinado tempo e qual é o período estabelecido para que elas aconteçam. É muito importante somar forças com o Departamento de Recursos Humanos e a equipe de Marketing. Hum! Não tem nenhum deles? Segue o texto e no final vem falar com a gente.
Organize seu treinamento.
- Encoraje e aponte caminhos
O colaborador nem sempre percebe que se comunica de forma ineficaz e mostrar as possíveis oportunidades e forças é um ótimo caminho para encorajar a equipe.
- Confie
Mostre que assim como você, o funcionário também representa a marca da sua empresa e esclareça as forças do mercado, as possibilidades para o futuro. Deixe-o tomar conhecimento do seu planejamento estratégico.
- Reúna a equipe do lado de fora
Sua empresa não tem espaço? Marque um encontro em ambientes externos, organize ações que possam falar de estratégias, mas os deixe se inspirar em lugares fora da caixa. Deixe sua equipe se sentir à vontade para expor ideias.
- Fale sobre os problemas e crises
Quando houver mudanças importantes na empresa comunique claramente a notícia, explique as possíveis mudanças que estão por vir, seja por e-mail, comunicado ou jornal interno. A falta de comunicação vinda de gestores pode levar a desmotivação e saída de funcionários por especulações.
Uma pesquisa norte-americana revelou que empresas com até cem funcionários chegam a perder, por ano, uma média de 420 mil dólares por falhas de comunicação dentro de suas equipes. Entre os principais motivos, está o fato do funcionário estar com um cliente sem ter se preparado efetivamente, perdendo grandes oportunidades de fechar negócio.
Ansioso para iniciar seu planejamento e melhorar a comunicação? Coloque em prática e conte pra gente quais caminhos foram mais efetivos.