Métricas e vendas: como definir sua estratégia e alcançar melhores resultados
As métricas sempre norteiam a equipe de vendas e são um caminho para os gestores prospectarem resultado a médio e longo prazo. Mas, você sabe quais delas realmente são eficientes para sua equipe? Hoje queremos trazer alguns apontamentos fundamentais para economizar seu tempo na produção de relatórios e otimizar a entrega de mercado.
Primeiro você deve manter o seu foco, identificando as tendências boas e ruins e direcionando as ações específicas. O maior desafio será transformar os números em estratégia efetiva de venda e este é o ponto principal.
Desta forma, elencamos cinco métricas que farão toda diferença, começando por:
- Vendas por vendedor
Disponibilize um quadro para cada vendedor, ele deve ser atualizado em tempo real e ser visível a todos da equipe. Este material traçará um panorama diário e entregará uma visão rápida, onde será mais fácil diagnosticar aqueles que precisam de uma mãozinha para cumprir o objetivo ou aqueles que seguem com maior performance.
Neste caso, estabeleça metas semanais ou mensais para que não prejudiquem a motivação da equipe.
- Ciclo de vendas médio
Seguindo a ideia de acompanhar o desempenho de cada vendedor, verifique quanto tempo o seu negócio leva para transformar um lead (pessoa interessada em seu negócio) em cliente. Este fluxo impactará seu fluxo de caixa, aumentando as vendas e apontando para estratégias que deram certo.
- Quais motivos o fizeram perder clientes?
Avalie o tempo dedicado ao cliente. Quais deles não estão retornando? Sua abordagem ou a entrega da sua equipe mudaram? Quais impactos internos influenciam o cliente? Seria o preço? A nova concorrência?
Avalie cada ponto, descreva sobre eles e compreenda por quais gargalos sua empresa está perdendo de fidelizar um número maior de leads.
- Receita por vendedor
Esta métrica ajuda a entender quanto, qual o real montante, que seus vendedores estão trazendo para a empresa mensalmente. Neste momento é preciso avaliar a abordagem, estratégia individual e habilidades de cada membro da equipe, nem sempre o rendimento financeiro está atrelado ao sucesso absoluto.
- Ticket médio por vendedor
Esta métrica é calculada quando se divide a receita gerada pelo vendedor, pelo número de vendas que ele realizou. Mais uma vez o perfil do seu colaborador faz toda diferença, há aqueles que são melhores em fechar negócios mais rápidos, mas de valores menores, enquanto outros, demoram um tempo mais longo e garantem maior rentabilidade. Observando cada perfil, é possível destinar as contas para os vendedores que mais se adequam.
Para aumentar sua produtividade, dedique um tempo para pensar o perfil, a estratégia e o comportamento, tanto da sua equipe como de seu cliente. Isso vai ajudar a definir as ações mais adequadas para sua empresa crescer. Aqui na Flip, nosso objetivo é entregar resultados, sem perder a essência do seu negócio.