Marketing, inovação e tecnologia: tendências de mercado para 2024

Marketing
Postado em 24 de janeiro de 2024

Todo mundo quer saber quais são as tendências de mercado para o novo ano ou, pelo menos, quais são aquelas áreas assertivas para iniciar um investimento na empresa. Desta forma, trouxemos para você as principais tendências para 2024.

Nosso estudo se baseou no maior evento de marketing, vendas, tecnologia e inovação da América Latina, o RD Summit, que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo. Reunimos os assuntos mais comentados pelos principais nomes do setor e elencamos aqui, as tendências de mercado que você não pode perder em 2024:

AI – Inteligência Artificial
Com certeza você já viu e ouviu a quantidade de movimento e ações desenvolvidas a partir da Inteligência Artificial. Mas de que forma a AI pode contribuir com o seu negócio? A resposta é simples: em tudo! É muito utilizada em todos os segmentos e setores das empresas, para automatizar tarefas, treinar equipes, otimizar processos, processar e interpretar grande volume de dados, reduzindo assim os custos e provocando decisões mais assertivas.

DADOS – Uma vida baseada em informações
Com a crescente geração de dados, principalmente impulsionados pelas AIs, as decisões exigem um levantamento de números e métricas, analisados e interpretados. Por isso, informações de todos os setores precisam estar disponíveis o tempo todo para que o cruzamento entre elas traga excelentes negócios. Monitore os seus números de:
● Clientes
● Fornecedores
● Produção
● Faturamento
● Equipe

PESSOAS | EQUIPE
Não há negócio sem pessoas, isso todo mundo já sabe. Mas entramos em uma era onde é preciso olhar para as pessoas além do consumo ou do trabalho. As empresas precisam de políticas de incentivo, valorização e retenção de talentos. Desenvolver programas educacionais e ações que impactam de verdade o time interno e a comunidade local.
O consumidor, seja interno ou externo, quer ser visto, valorizado e, principalmente, ouvido.

ESG – Práticas empresariais que priorizam a sustentabilidade, a responsabilidade social e a transparência
A sigla ESG está na “moda” e vem ao encontro das demais tendências em destaque. Empresas devem investir em estudos, debates e desenvolvimento de equipes que planejem as práticas de ESG.
E | Ambiental: práticas relacionadas à sustentabilidade, gestão de resíduos, emissões de carbono, conservação de recursos naturais e proteção da biodiversidade.
S | Social: relações da empresa com seus funcionários, fornecedores, clientes e as comunidades onde opera.
G | Governança: analisa a gestão da empresa, a estrutura de sua liderança, remunerações, direitos dos acionistas e transparência nas operações

Esses são alguns pontos importantes que ouvimos, destacamos e compilamos para as empresas que querem se tornar mais competitivas e adaptáveis ao mercado no futuro. Aqui na Flip Estratégia, geramos marketing de ponta a ponta e desenvolvemos a estratégia adequada para cada segmento, debatendo sobre como construir ações efetivas em todos os setores da empresa. Vem conversar com a gente e conhecer nosso portfólio. Nos chame hoje mesmo.