Marketing: Estratégias, Ferramentas e Operações – entenda as diferenças

Marketing
Postado em 13 de abril de 2020

Uma vez no senso comum, o termo “Marketing” foi popularizado como qualquer ação comunicativa com propósito de promoção de produtos, serviços, imagem pessoal, entre outros. Por tratarem-se de práticas de comunicação com objetivos comerciais, essas ações até poderiam fazer parte de um conjunto de estratégias que compõem o mix de marketing, mas reduzi-lo ao uso de canais de comunicação, muitas vezes sem planejamento prévio, acarreta na perda de dimensão da complexidade e riqueza do que realmente é o Marketing. 

Há divergências entre os principais autores do segmento a respeito de sua conceitualização, mas todos concordam que o Marketing é um conjunto de metodologias que dirigem todo o fluxo de algum bem ou serviço, do produtor até o consumidor. De forma estratégica, esse ramo da administração tem como objetivo satisfazer desejos e necessidades de consumo, assim como gerar lucro para as empresas envolvidas na cadeia de produção. Tendo isso em vista, fica claro que a comunicação é somente uma parte de todo esse processo. Na verdade, ela é um dos quatro principais pilares do marketing: produto, preço, promoção e praça. É importante que haja essa distinção para que marketing e comunicação não sejam entendidos como sinônimos.

Para elucidar a complexidade do Marketing de forma simples, vamos abordá-lo sob três aspectos diferentes, confira.

 

1 – Estratégias de Marketing

Quando falamos em estratégia, estamos falando em planejar. Estratégias de Marketing são uma abordagem de planejamento de longo prazo que visa promover uma vantagem competitiva sustentável e responsável de uma companhia em determinado segmento de mercado. Para isso, elas envolvem todos os fluxos de uma empresa, desde a definição de objetivos comerciais claros, passando pela definição de um posicionamento original, até a posição do produto na gôndola do supermercado. Um planejamento estratégico consistente atua de forma integrada junto a todos os públicos de interesse de uma organização, dos colaboradores ao consumidor final. Através dele é criada uma identidade para a empresa e definido como essa identidade será transmitida para os diferentes públicos para que objetivos específicos sejam atingidos. De forma geral, estratégias de marketing são guias que orientam todas ações de uma organização, pois elas expressam de forma clara o que a empresa é, como se move o ambiente no qual ela atua, o que ela pretende ser e como ela vai chegar lá.

 

2 – Ferramentas de Marketing

Quando falamos em ferramentas de marketing, podemos estar falando tanto de uma simples metodologia de análise de dados, quanto de algum recurso de uma rede social. Existem ferramentas para cada uma das etapas de um plano de marketing e todas devem ser escolhidas de forma estratégica para que as metas sejam perseguidas de forma sistemática. Por exemplo, para compreender o mercado e a concorrência, uma ferramenta de marketing útil é o Benchmarking, um processo sistemático e contínuo de comparação das práticas, processos e resultados de uma empresa com os dos seus concorrentes. Para analisar dados de pesquisa e obter uma visualização clara dos aspectos positivos e negativos do micro e macro ambientes de uma organização, a ferramenta adequada é a Matriz SWOT, que expõe as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Existem centenas de ferramentas que podem ser usadas, tanto para planejar, quanto para gerir.

Outro tipo de ferramenta de marketing que podemos citar são aquelas mais próximas do consumidor final, as comunicação e marketing digital. Recursos como os Stories e as lives do Instagram também são consideradas ferramentas de marketing, assim como os softwares usados para mensurar a performance das redes sociais das marcas.  Dentro do Marketing digital ainda existe uma infinidade de ferramentas para analisar e aprimorar tráfego de sites, criar relacionamento e vender através de e-commerces. Nesse contexto, as ferramentas atuam em nível tático. Isto é, todas trabalham de forma integrada para contribuir com suas especificidades para a conquista dos objetivos propostos a nível estratégico. 

 

3 – Operações de Marketing

Operação de Marketing é uma disciplina mais contemporânea do Marketing cuja proposta é tornar a empresa mais eficiente, inteligente e lucrativa com a utilização de dados.  Essas soluções automatizam o processo de captação, organização e distribuição de informação de cada área da organização, entregando poder de análise para o setor de marketing. Com relatórios em mãos, os profissionais da área são capazes de adequar estratégias, repensar fluxos de trabalho e otimizar processos para aprimorar a produtividade de cada parte da empresa para que os objetivos propostos previamente sejam atingidos. A Operação de Marketing é a inteligência de dados usada a favor do setor de mkt.

O Marketing do seu negócio precisa considerar todos estes elementos para ser efetivo. Colher os frutos de uma estratégia bem implementada é resultado de trabalho de longo prazo, propósito claro, análises constantes e dinamismo para encarar o mercado dos dias atuais.