Instagram como ferramenta para otimizar seu negócio na crise

Marketing
Postado em 15 de julho de 2020

Os últimos meses foram de más notícias. A pandemia do novo Coronavírus tem assustado comunidades e impactado diretamente as estratégias de negócio. São tempos difíceis para a economia e a sociedade. No Vale do Taquari, as cheias do Rio Taquari contribuíram com os impactos na vida de toda população.

Se antes, empreendedores se viram obrigados a se reinventar, agora a tarefa de casa virou exigência. Em tempos de pandemia, desastres naturais e crise econômica, a criatividade entra em cena e desafia o mercado a encontrar os novos rumos.

 

Nós aqui da Flip acreditamos muito que a comunicação pode, e move, cada vez mais o modelo como fazemos negócios. Por isso, sacudimos a poeira, apoiamos com solidariedade e queremos trazer para os negócios reais, estratégias digitais.

Que tal encarar esse novo desafio com a gente? Começamos falando do Instagram que é uma das plataformas mais utilizadas pelos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Statista, em 2019, o Instagram tinha 72 milhões de perfis brasileiros. 70% das empresas utilizam o perfil comercial na plataforma.

Separamos algumas dicas que podem te auxiliar a fortalecer e impactar seu público-alvo no meio digital.

1 – Torne seu perfil público
Nas configurações do seu Instagram, selecione a opção “perfil público”. Esta funcionalidade permite que toda e qualquer pessoa visualize seu conteúdo, sem necessitar autorização para isso. Sem limitar o número de acessos, seu alcance será maior.

2 – Não misture pessoal e profissional
Lembre-se que é a sua marca está conversando. Escolha bem os produtos que você colocará na vitrine. Apesar de estar fazendo negócios, o conteúdo é fundamental e deve ser pensado com cuidado. Evite posts que falem sobre sua vida pessoal, a menos que eles tenham relação com seu produto.

3 – Crie conteúdo
Isso mesmo! Se você pudesse contar histórias sobre sua marca, narrar experiências dos consumidores e explorar os planos para o futuro, como seria? Pense sobre tudo isso, anote em um bloco de anotações e transforme em conteúdo rico para Instagram. Utilize fotos, crie vídeos e envolva seus clientes em histórias de valor.

4 – Pense nas fotos e use hashtags
O Instagram é uma plataforma de imagem. Evite publicar fotos com qualidade baixa ou que não traduzam o seu objetivo de venda. Ao publicar, não esqueça de utilizar hashtags. Não há um número específico, o importante é relacionar seu post com assuntos de interesse do público. O Instagram possibilita a busca de resultados por meio de hashtags, por isso elas são tão importantes para seu negócio. Uma ótima ferramenta para desbravar novos consumidores.

5 – Faça parcerias
Nunca precisamos tanto um dos outros como nestes momentos. Como seu negócio não precisa ser diferente. Se você vende doces, porque não fazer uma parceria com um perfil profissional que venda flores? salgados? presentes? Quando criamos conexões, criamos relacionamento. Ele sempre irá refletir em mais credibilidade para sua marca.

 

Curtiu nossas dicas? Então coloque a mão na massa e conte pra gente como está sendo a sua experiência no Instagram. Por lá você nos encontra como @flipestrategia. Nos marque em suas publicações e vamos contribuindo, juntos, para o progresso do “novo normal”, baseado em empatia e solidariedade. Até a próxima!