Ferramentas de endomarketing: o que é e como usar a newsletter para falar com o seu time interno

Marketing
Postado em 13 de novembro de 2023

Uma coisa é certa: para que um negócio prospere e cresça de forma saudável, é preciso olhar com cuidado e generosidade para o lado de dentro. Construir estratégias para o seu time interno, pensando em ações de endomarketing que visem o desenvolvimento de um bom ambiente de trabalho, que motive os colaboradores, fazendo com que todos se sintam parte fundamental da engrenagem.

Muito mais do que uma simples comunicação interna, falar sobre endomarketing é compreender um conjunto de ações capazes de melhorar o desempenho da equipe, envolvendo gestão, organização, bem-estar, políticas de benefícios e muita comunicação.

Diversas ferramentas nos auxiliam a chegar no objetivo traçado pelo endomarketing. Uma delas é a chamada newsletter. A news pode ser entendida como um ‘boletim informativo’ e seus formatos variam. O interessante é que ela seja elaborada a partir de um bom editorial gráfico, gerando interesse por meio de imagens e títulos chamativos.

Na FLIP trabalhamos a newsletter enviada por e-mail para a equipe interna, já trabalhamos com newsletter enviada nos de WhatsAapp/aplicativos da empresa e até mesmo, na versão impressa, para ser disponibilizada em ambientes comuns do negócio.

Cada empresa tem um tipo de comunicação, direcionamento e estratégia. Por isso a importância de também elaborar um editorial de conteúdo pensado exclusivamente para a sua equipe.

Um dos clientes que explora a ferramenta de endomarketing mensalmente nos grupos de WhatsApp da empresa é a Salvini Contabilidade. Ao fim de cada mês, reservamos um tempo para elaborar uma mensagem especial da gestora à empresa, destacamos os aniversariantes do mês e também apresentamos uma pequena biografia dos novos funcionários.

 

As ferramentas de endomarketing são estratégicas para reduzir ruídos, alinhar expectativas, garantir uma comunicação mais direta, limpa e assertiva. Possibilita que todos falem a mesma língua, transformando o colaborador em um disseminador dos valores da empresa, dentro e fora dela.

Que tal ver tudo isso na prática? Juntos podemos traçar a melhor estratégia para o seu negócio. A Flip Estratégia vai te ajudar com ações que garantem mais engajamento interno, refletindo em ótimos resultados financeiros.