Facebook Meta o que é e o que muda com a mudança de nome?

Negócio
Postado em 11 de novembro de 2021

Se você pensar uns minutinhos por aí vai se lembrar de muitas empresas-mãe que estão no mercado. Essas empresas são sociedades criadas para administrar um grupo empresarial. E é exatamente isso que o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, fez quando lançou o novo nome da sua empresa-mãe, agora Meta.

Antes dessa reformulação, em outubro de 2021, a empresa levava o nome de Facebook Inc. e englobava negócios como a própria rede social Facebook, o WhatsApp e o Instagram. Cada uma com suas particularidades, dentro da empresa-mãe.

A mudança para META teve como principal objetivo a expansão do “metaverso”, proporcionando aos usuários um conjunto de experiências inovadoras que englobam desde realidade virtual, realidade aumentada e outras tecnologias que devem aparecer nos serviços do grupo, aos poucos.

 

From Meta

Sendo assim, você vai perceber que ao acessar as redes sociais, principalmente pelo celular, a mensagem “WhatsApp from Meta”, por exemplo, aparecerá. Isso significa que aquele aplicativo/serviço/produto pertence ao grupo Meta.

 

Outras empresas-mãe que você já ouviu falar…

Essa não é uma novidade apenas do Mark Zuckerberg, basta nos acostumarmos com as novas nomenclaturas e, diariamente, o Meta faz/fará parte da nossa rotina e se tornará tão comum como outras empresas que já conhecemos por aí.

 

Separamos uma lista de algumas sociedades famosas que você já deve ter ouvir falar e até mesmo já utiliza:

  • ITAUSA (ITSA3) – responsável pelas empresas Itaú-Unibanco; Itaú BBA; Itautec; NTS; Alpargatas; Duratex.
  • Alphabet Inc – responsável pelo Google; Google Fiber; Calico; CapitalG; Wing e muitas outras.
  • P&G – responsável pela Pampers®; Ariel®; Herbal Essences® e outras.
  • Nestlé – responsável pela Nesfit; Farinha Láctea Nestlé; Ninho; Nescau; Nescafé; Maggi e outras.

A origem de tudo…

“Meta” vem do grego e significa “além de” ou “depois de” algo, e o “verso” vem de “universo”. Então, estamos falando de um ambiente digital que é uma evolução de tudo o que a gente está acostumado até agora.

O termo se originou em um livro chamado Snow Crash, escrito em 1992 por Neal Stephenson. A obra fala do chamado Metaverso como uma espécie de sucessor evoluído da internet, com maiores possibilidades de interação e avatares com mil e uma possibilidades de ação. O termo caiu no gosto popular e foi adotado pela indústria.

O Metaverso do Mark pode ser chamado de um universo digital compartilhado e com experiências variadas, totalmente imersivas, interativas e muito realistas. O sistema recria experiências reais a partir da integração de várias ferramentas. Não é exatamente um jogo ou uma rede social, mas sim um ecossistema mais vasto que mistura ecossistemas.

 

Agora ficou mais claro entender o papel da Meta e as funcionalidades de cada rede social que pertence ao grupo. Se você quiser conversar com a gente sobre como impulsionar sua empresa dentro das funcionalidades da Meta, nos contate agora mesmo e tire todas as suas dúvidas.