O endomarketing deve fazer parte da estratégia da sua empresa

Marketing Negócio
Postado em 3 de julho de 2023

Garantir a presença digital de uma marca é essencial para conquistar mais clientes, mas um dos pilares da estratégia de marketing é justamente contar com uma comunicação interna assertiva e atuante. É a comunicação interna, ou endomarketing, que faz com que a gestão e os colaboradores de um negócio tenham ciência das ações desenvolvidas pela empresa, envolvendo os funcionários. Além disso, o trabalho de endomarketing também fortalece o senso de pertencimento dos colaboradores, contribuindo para o engajamento da equipe em suas atividades.

Não é raro identificar empresas que possuem uma ótima comunicação com o público externo, enquanto seus funcionários relatam que o fluxo de informações no dia a dia do negócio é cheio de ruídos. Quanto antes o diagnóstico do problema for feito, melhor. A falta de endomarketing pode refletir diretamente no relacionamento entre colaboradores e na imagem projetada em clientes e fornecedores, além de impactar nos resultados financeiros.

Como aplicar uma estratégia de endomarketing

A comunicação interna pode ser adequada à realidade do negócio. Ou seja, feita com ferramentas que já estão disponíveis e respeitando as características de cada empresa. O endomarketing é um conjunto de ações que pode envolver a comunicação escrita, ações de relacionamento e reconhecimento, abertura de canais de escuta para o público interno interagir e entrega de brindes e presentes. 

Conforme as ações propostas, é possível alcançar diversos benefícios.

Principais vantagens do endomarketing

– Fortalece a cultura organizacional.

– Mantém todos os gestores e colaboradores alinhados sobre os objetivos e atividades da empresa.

– Motiva e aumenta o engajamento da equipe para as atividades propostas pela gestão.

– Auxilia processos que envolvem mudanças no ambiente e na rotina de trabalho e evita boatos e fofocas.

– Contribui para a retenção de talentos.

– Garante uma comunicação linear em todos os setores.

Um dos cases de endomarketing da FLIP é a campanha “Sou Life”, desenvolvida para nosso cliente Lifecom. Durante vários meses, entrevistamos, ouvimos e fotografamos funcionários com mais tempo de casa, valorizando a trajetória profissional e as oportunidades conquistas na empresa. Vem conhecer o resultado completo nas redes sociais, clique aqui.

Pode parecer simples, mas desenvolver o endomarketing de uma empresa só vai garantir ótimos resultados financeiros para o seu negócio, se houver planejamento estratégico. As ações devem se manter alinhadas com os objetivos para o público externo. Quando as empresas passam a falar a mesma língua em todos os setores, o valor da marca cresce e os gestores percebem o quanto a comunicação é aliada ao rendimento financeiro.

A Flip Estratégia é parceira de empresas que precisam traçar metas atingíveis e colocar o endomarketing em prática. Venha conversar conosco e entender como assessoramos negócios a conquistarem melhores resultados com ferramentas que estão ao seu alcance.