E-mail marketing é mais do que propaganda e sua empresa deve investir nessa estratégia
Muitos empreendedores ainda resistem ao e-mail marketing porque têm como referência mensagens que lotam a caixa de entrada e contém apenas anúncios de produtos e serviços. Mas o e-mail marketing pode integrar uma estratégia efetiva e com ótimo custo-benefício para os negócios.
É só propaganda?
Não. O e-mail marketing é uma ferramenta de relacionamento poderosa, onde também é possível divulgar novos produtos e serviços. Além de apresentar as novidades para os leads e clientes, possibilita uma comunicação personalizada para esclarecer dúvidas, reforçar a presença da marca e que, consequentemente, reflete no aumento das vendas.
Pelo menos, 87% dos comerciantes B2B usam o e-mail como um canal de distribuição, conforme a Content Marketing Institute. A pesquisa ainda revela que 70% dos profissionais utilizam o e-mail para compartilhar conteúdo relacionado à sua empresa ou indústria.
Em um estudo da Adobe em 2018, os resultados indicam que aqueles que nasceram entre 1981 e 1996 passaram 6,4 horas por dia em e-mails. 41% chegam a verificar seus e-mails de trabalho na cama, antes ou depois do trabalho.
Mas onde os consumidores tendem a abrir seus e-mails? Quase 42% de todos os e-mails abertos acontecem em aplicativos móveis. Os 58% restantes são divididos com 18,2% para aplicações desktop, e 39,8% dos e-mails são abertos em aplicações web (como Gmail ou Outlook.com).
Vantagens do e-mail marketing para as empresas:
– é um meio de comunicação mais pessoal;
– tem possibilidade de criação de listas segmentadas;
– permite diferentes abordagens de conteúdo, de acordo com o público;
– contribui para o aumento nas conversões.
Qual é a melhor estratégia?
Por ser uma ferramenta inteligente e personalizável, o e-mail marketing pode ser adaptado aos mais variados objetivos da empresa. Desde a construção textual e layout até a segmentação do público, tudo é estruturado conforme o objetivo.
Com a automação de marketing, os e-mails podem ser usados para nutrir os leads existentes com conteúdos educativos, para divulgar informações sobre novos produtos, e para enviar promoções exclusivas e outros conteúdos relevantes. Além disso, os relatórios gerados mensuram o alcance dos e-mails, a taxa de abertura das mensagens e interações com links.
A transformação digital exige adaptações das empresas e uma boa estratégia de marketing pode incluir o disparo de e-mails marketing. Cada mensagem enviada é uma oportunidade para acelerar as vendas e estreitar o relacionamento com o cliente, reforçando a presença da marca no mercado. Quer saber mais sobre a importância do e-mail marketing e conhecer todas as possibilidades para potencializar o seu negócio? Então venha conversar com a gente!