Em tempos de crise: invista na sua essência
Calma! Esse não é mais um texto sobre marketing para que seu negócio venda mais no período em que o mundo todo passa por uma pandemia. Sabemos que a economia enfrenta tempos duros e difíceis, no entanto, acreditamos que ainda é possível fazer muito pela sua empresa e as ações não precisam estar voltadas apenas à comercialização de produtos. Você pode colocar uma nova estratégia em campo, pensando sobre sua essência.
Isso mesmo. Quem a sua empresa é? Como o seu negócio expressa o propósito? Nunca passamos por um período onde nos isolamos tanto e, em contrapartida, estamos integralmente conectados. Todas as pessoas (incluindo os seus clientes) estão refletindo (e até debatendo) sobre a essência, o que as aproxima e quais são os elementos que fazem seus corações baterem mais forte.
Esse é o momento de você estar perto. De mostrar empatia e ser honesto. Se o seu negócio ainda não deixou claro aos seus clientes sobre o propósito para qual existe, pode ter certeza que durante esse período de isolamento, eles descobrirão por você.
A crise provoca sentimentos duvidosos e sensação de insegurança. Todos procuram alguém com quem contar. Oferecer alívio tranquiliza os clientes e é com empatia que você terá uma oportunidade agora, e para o futuro. Mas calma, não se ensurdeça com as propaganda beneficentes, esteja lá para o seu cliente e seja parceiro da sua história.
Quer um exemplo bacana de como é importante se colocar no lugar do próximo? Empreendedores brasileiros se reuniram para criar um site que propaga notícias boas sobre o Coronavírus. A ideia surgiu quando um dos integrantes percebeu o quanto as notícias ruins causavam uma negatividade enorme no seu trabalho diário. Após se reunir com colegas programadores, desenvolveram o site que capta notícias de canais confiáveis e as publica no thegoodnewscoronavirus.com.
O site tem publicidade, mas todo valor arrecadado é doado a entidades que trabalham para combater a Covid-19. Os programadores encontraram um jeito de seguir trabalhando, mas também estar mais próximo, integrando e harmonizando. Atitudes em que o consumidor pode até ouvir “Hei, não se preocupe. Isso tudo vai passar e nós, ainda estaremos aqui.”
Sente, analise o propósito da sua empresa e faça com que seus clientes percebam e sintam essa singularidade agora. Na base do relacionamento e da empatia, você fará toda essa roda girar e, quando os tempos difíceis passarem, a gente lembrará de quem correu ao nosso lado.
Nós preparamos uma série de materiais que podem te ajudar nessa construção. Acompanhe nosso blog e vem com a gente trilhar um caminho, minimizando esses dias que parecem tão nublados aos empreendedores.