Dizem que comunicação é a alma do negócio. Como é a sua?
Existem diferentes tipos de personalidades, jeitos e pessoas. Fica mais fácil de conhecermos alguém quando analisamos o conjunto completo: modo de falar (gírias, sotaques), estilo e preferências. Se funciona assim com pessoas, como será que os consumidores interpretam sua marca?
Sim, a comunicação é a alma do seu negócio. É por meio dela que o mercado conhecerá seus funcionários e identificará seus clientes. A comunicação anda alinhada à estratégia de venda e é primordial para entender com quem se está falando e porquê.
De dentro para fora
Não tem nada pior do que seus funcionários conhecerem suas estratégias de mercado quando elas já estão lá fora, passaram pelos portões da empresa, conquistaram o cliente e deixaram o colaborador para trás.
Existe uma máxima que funcionaria muito bem se adaptássemos como: “padronização é a alma do negócio.” Estabelecer uma cultura e linguagem organizacional é o caminho para o crescimento exponencial. São eles que o tornam conhecido de dentro para fora. Lembre-se sempre:
“Marca é o que falam de você quando você sai da sala” – Jaime Troiano
Comunicação é o elo emissor entre marca, cultura, colaborador e cliente. Manter (ou construir) a essência pode levar algum tempo e exigir esforço redobrado, mas o rendimento é a longo prazo.
Estabeleça a sua linguagem, seu estilo e preferências. Aos poucos, essas características devem estar claras em seus discursos, integrando o ambiente de trabalho. Garantir a uniformidade é um caminho árduo, porém recompensador. Traça estratégias de atuação em cada departamento da sua empresa e aprenda a inserir a linguagem corporativa dentro da personalidade daquele grupo. Como?
Separamos quatro momentos que são capazes de impulsionar a linguagem do seu negócio e apontar novas e surpreendentes rumos de crescimento.
- DEFINA – quais seus canais de comunicação dentro e fora da empresa? Quais as principais ações para traduzir a linguagem corporativa?
- INCENTIVE – Crie campanhas, demonstre que você está preparado para levantar uma bandeira e recruta funcionários aptos a fazerem o mesmo.
- ENVOLVA – Mostre a importância do resultado e proponha desafios. Nada melhor para comunicar em equipe do que desperta-los para fazerem juntos.
- FAÇA PARTE – Comemore as metas alcançadas. Valorize o esforço e comunique as etapas que traduzem a sua essência.
Ficou em dúvida ou quer conversar sobre o tema? A gente pode construir juntos um caminho de sucesso e rendimento, afinal, alma é o que dá sentido à vida.