Como o ROI pode ajudar empresas a investirem no que realmente gera lucro

Negócio
Postado em 18 de setembro de 2023

ROI (Return on Investment) significa “Retorno sobre o investimento” e indica quanto uma empresa ganhou com determinado investimento realizado. É uma métrica familiar para quem trabalha com marketing, mas também é muito importante que os gestores a conheçam para entenderem a relação de custos e rentabilidade do valor investido em uma ação – uma campanha de marketing, o lançamento de um novo produto ou uma publicidade em um canal específico.

Quando o gestor compreende o que é ROI, como ele é calculado e quais são os resultados, a estratégia e o investimento em marketing passam a fazer mais sentido como um todo.

Cálculo de ROI

O ROI é calculado por meio de uma fórmula bastante simples: receita – custo / custo x 100. A receita gerada é todo o valor financeiro que entra a partir da verba alocada para uma campanha de marketing, por exemplo. Já o custo, envolve tudo o que a empresa investe para obter a receita. Neste ponto, quanto mais detalhado for o componente de custos e despesas, mais preciso é o resultado. O importante é alcançar um resultado positivo.

Vantagens

A partir dos resultados do ROI, o time de marketing consegue planejar metas atingíveis para cada canal e identificar quais das ações executadas foram mais assertivas e quais precisam ser otimizadas. Em uma empresa, estes resultados são importantes para que todas as equipes trabalhem em sintonia e as taxas de conversão aumentem.

Em linhas gerais, as principais vantagens do ROI para as empresas são:

– ajuda a avaliar a lucratividade do negócio;

– permite planejar metas com base em dados, não em achismos;

– garante mais clareza em relação ao prazo para retorno sobre investimento;

– pode ser aplicado em diferentes áreas do negócio.

Estratégia efetiva

O planejamento de marketing precisa considerar diversas variáveis de um negócio para que o retorno sobre o investimento seja um resultado sólido. Se as ações não forem planejadas e realizadas de forma coordenada, a taxa de conversão será mínima e a sensação será de que a empresa jogou dinheiro fora.

Por isso, a Flip executa estratégias integradas, levando em conta a realidade e as necessidades de cada negócio. O efeito é a melhora da performance digital das marcas e aumento nas vendas e resultados comerciais, com colaboradores e clientes mais engajados.

Quer saber quais são as estratégias de marketing mais interessantes para a sua empresa? Venha conversar com o time da Flip e conheça os serviços que ajudam as marcas a ficarem mais fortes e competitivas.