Bater meta é pura estratégia: a importância do planejamento de comunicação para evoluir o negócio.

Negócio
Postado em 14 de novembro de 2019

Quando o assunto é comunicação, marcas e publicidade, muito se fala em criatividade. Por mais que sejam essenciais, as ideias só têm valor e capacidade de converter em vendas se, por trás, existir estratégia. É por meio de um planejamento minucioso que conceitos criativos expressam uma mensagem consistente, para as pessoas certas, através do canal adequado, no momento mais oportuno. É somente através desta lógica que campanhas publicitárias têm impactos positivos no negócio do cliente.

 

Tudo começa com informação.

Não há como planejar sem conhecer com clareza o público a quem se deseja impactar e como ele se comporta. Através de diversas metodologias de pesquisa, é possível definir os perfis de pessoas que tendem a consumir o produto do cliente e quais são suas jornadas de compra. Onde esse público se informa a respeito de determinada categoria de produtos? Quais benefícios ele procura? Quais pessoas em seu meio influenciam em sua tomada de decisão? Como, quando e onde ele efetua a compra? Essas são algumas das perguntas que devem ser respondidas para que a estratégia seja bem estruturada.

Entender o cenário no qual público e marca se encontram também é fundamental. Como está a situação política e econômica do país? Quais são os concorrentes do cliente e como eles vêm atuando? O que está sendo falado sobre aquele segmento de produto? Uma vez que ambientes micro e macro são compreendidos, a estratégia começa a se desenhar naturalmente.

 

Conceito: o norte da comunicação.

Todas as peças de comunicação de uma marca devem estar comunicando, em sinergia, a mesma mensagem. Cabe ao planejador definir esse conceito cujo conteúdo tem dois objetivos principais: promover relacionamento com os consumidores e diferenciar a empresa de suas concorrentes.

Com base em todas as informações levantadas na etapa da pesquisa, o profissional de planejamento define os valores subjetivos que a marca, produto ou campanha do cliente irão adotar. Se bem escolhidos, eles oferecem o fundamento para ações de comunicação que provocam identificação e outros sentimentos positivos no público-alvo. Quando esse processo se dá, a empresa é destacada entre suas concorrentes e conquista consumidores fiéis.

 

O plano de ação

Assim que há o que comunicar, precisamos definir como, quando e onde será comunicado. Com informações consistentes levantadas através da pesquisa, é possível identificar os formatos e canais mais pertinentes para que o público-alvo seja impactado com a linguagem correta, no momento mais pertinente, através dos meios de comunicação que ele mais consome. Nesse momento do desenvolvimento da estratégia, planeja-se um ecossistema de ações e conteúdos disponibilizados em diferentes plataformas que visam gerar, nesta ordem, reconhecimento de marca, interesse, desejo e, por fim, ação.

Anúncios publicitários não têm mais a credibilidade que costumavam ter. Nesse contexto, estratégias de comunicação consistentes têm seu enfoque na criação e manutenção de um relacionamento entre marca e consumidores que vai além da mera relação de compra e consumo. O planejamento deve direcionar a criação de conteúdos que toquem o coração dos consumidores, que sejam relevantes para suas vidas. Desta forma, quando eles precisarem ou desejarem determinado tipo de produto, a marca daquela categoria que esteve se comunicando de forma adequada será a primeira a brotar no imaginário dessas pessoas.

Planejar é mais do que direcionar a área da criação. A estratégia bem embasada torna a comunicação muito mais assertiva, além de otimizar os investimentos do cliente que não serão aplicados onde a probabilidade de gerar resultados é baixa. A criação pode ser o coração da agência, mas o planejamento é a cabeça toda.

Curtiu saber um pouco mais sobre estratégia? Vem conversar com a gente sobre as estratégias que podem transformar o seu negócio.